30 de abr. de 2017

Vivente - Júlia Vilela


Júlia Vilela, nascida em São Paulo e andarilha do mundo, chegou no meu jardim por indicação da Bruna Sindeaux. Já são frutos das sementes dispersadas no mundo por pessoas que passaram pela experiência de vivenciar o meu jardim e o que há no entorno dele. Nasce novos laços numa rede maior e interligada de uma nova forma de viver com as pessoas. A princípio o tempo de convivência seriam duas semanas mas nas exceções acontecem as surpresas. Bióloga e com experiência técnica em parques, planos de manejo, ferramentas e metodologias para facilitar processos, agroflorestas... Júlia fez a diferença em sua curta passagem. Para além da técnica, sua sensibilidade e responsabilidade com o mundo somou, efetivo e afetivamente, energia a projetos importantes que faço parte. O jardim é um portal de entrada na teia de relações humanas e integradas, muito mais do que a gente consegue perceber. Entre as atividades que romperam os canteiros do jardim tivemos: encontros nO Caminho, aniversário da Rosa da Fonseca no Crítica Radical, encontro com índios Funiô, restaurante vegano Manjir, Biodança no Centro de Desenvolvimento Humano, Projeto Viva Gente de hortas medicinais, Vadiação na Floresta do Curió e plantio de frutíferas no Sítio São Pedro.

Publicação das impressões de Julia - Projeto Girô.





21 de abr. de 2017

Libélula

Libélula (Anisoptera)
Onde há água, seja lagos ou riachos, lá estão as libélulas. No meu jardim elas rondam o lago da aquaponia. Duas coisas me chamam atenção para esse inseto é a estética dos olhos que são compostos e possuem cerca de 30000 facetas, e a engenharia delicada das asas. No Brasil, existem aproximadamente 1200 espécies. As libélulas são carnívoras e predadoras vorazes de outros insetos como moscas e mosquitos, inclusive o Aedes aegypit, podendo caçar 600 deles por dia. Predam também girinos e pequenos peixes. São incapazes de picar porque são especializadas em mastigar. Põe seus ovos na água onde vão passar também a fase de ninfa.

Saiba +
Libélula

12 de abr. de 2017

Alface D'água


Alface-d'água (Pistia stratiotes)

Essa planta aquática é muito encontrada em reservatórios de água parada. Se multiplica muito em presença de matéria orgânica se tornando um bioindicador de águas poluídas. Aqui no meu jardim eu cultivo na minha bacia de aquaponia com a função de controlar a incidência da luz do Sol. O excesso eu levo para a composteira pois ela é rica em nitrato de potássio, sais de cálcio e fósforo. Tem ainda a função medicinal. O chá de suas folhas é considerado diurético, antihematúria (presença de sangue na urina), expectorante, antidisintérico, anti-hemorroidal e antidiabético. 

Fonte: Plantas Medicinais no Brasil - Nativas e Exóticas.

10 de abr. de 2017

Aranha-Caranguejo-Gigante

Aranha-Carangueijo-Gigante (Olios - Sparassidae)
No Sítio São Pedro tem que andar com um máquina fotográfica preparada. Todo momento surgem seres encantados de beleza ímpar. Enquanto eu e meu pai plantávamos árvores frutíferas para o pomar vejam o que apareceu. Essa aranha-carangueijo-gigante, naturalmente, estava procurando comida camuflada com sua cor esverdeada entre as folhas. Será que ela pega macacos-pregos?!

Fonte:

Presente do Bom


No ano passado, celebrei meu aniversário com um plantio de árvores frutíferas ganhada de muitos amig@s. Retomei os plantios de tantas que ganhei e ainda não plantei. Há também os presentes que chegam com alguns meses de atraso. Num posso nem reclamar do Hugo Theóphilo que o presente é do bom. Nem plantei direito e já estou colhendo pra fazer limonada. Gratidão!

9 de abr. de 2017

Oficina "Ao Meu Redor"


INSCRIÇÕES ENCERRADAS
PRÓXIMA OFICINA 07/05

Como produzir alimentos saudáveis em casa? Sabe como cuidar do seu resíduo orgânico? Que animais podem ser de estimação e te ajudar nas atividades? Preciso de muito espaço para ter uma horta? Como dar os primeiros passos para tornar uma casa produtiva e cheia de vida? Quem poderá me ajudar?

Essas são algumas das questões que vamos abordar na 3ª edição da oficina Ao Meu Redor. A casa pode ser um centro de pesquisa e experiências para tornar a vida mais saudável e saborosa. O Jardim Wilton Matos vai acolher pessoas com interesse, vontade e principalmente atitude para transformar o mundo começando com o que está ao seu redor.

Inscreva-se! Indique!

Programação - DIA 09/04 - DOMINGO
8h - Café da manhã orgânico e apresentação
8h30 - Passeio no Jardim
9h30 - Um passo a frente
10h30 - Dicas importantes
11h - Encerramento

Fotos da Oficina