Círculo de bananeiras curudas, prata, maça e casca verde no Projeto Caminho. |
Círculo de bananeiras é uma ferramenta da permacultura bem interessante. Permite acumular matéria orgânica e umidade necessário para o desenvolvimento de bananeiras. Pode receber e dar destino a águas cinzas de uma cozinha por exemplo. Atrai minhocas, imbuás e tatuzinhos-de-jardim que ajudam na compostagem. E se você tiver um terreno muito pelado e quiser dar uma força no reflorestamento recomendo usar o círculo de bananeiras, pois ele vai ajudar com a produção de matéria orgânica e fortalecer as plantas que se quer estabelecer no seu terreno.
Agora vamos ver como é a sua construção.
Esquema do Círculo de Bananeiras |
Primeiro faça um buraco de 0,5m de profundidade e 1,4m de diâmetro no formato de uma cuba (veja o esquema). A terra que for retirada é colocada na borda do buraco. Coloque troncos grandes no fundo e vá preenchendo com galhos menores intercalando com folhas. A última camada é de folha e deve ficar 0,5m acima do nível do solo. Se possível, fazer essa atividade durante o período de chuvas pra facilitar a retirada da terra e ajudar encher o buraco com água, caso não se tenha uma fonte de água cinza. Plante as bananeiras no círculo sendo no máximo seis. Para cada uma delas faça um berço de 30cm de profundidade, coloque adubo e plante a bananeira.
O manejo é simples. Com o tempo vão surgir vários brotos de novas bananeiras mas deixamos apenas a mãe, a filha e a neta de cada bananeira. O excesso de bananeiras deve ser retirado para evitar competição por nutrientes, luz e água. Tudo que for produzido de matéria orgânica é colocado no buraco para virar adubo. Adubar a cada colheita e se fartar de bananas.
Clique para ampliar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário