28 de mai. de 2016

Voa Patativa (2004)


Composta para ser trilha de uma peça infantil virou uma grande canção para festivais. Certamente pela força dos versos desse grande poeta Patativa do Assaré que fez essa canção voar o mundo. Um diluve de rimas.

Voa  Patativa
Wilton Matos / Alan Mendonça

Voa  Patativa, voa Patativa, voa voa voa...

Voa  Patativa
Com o vento lendo a tua poesia
Voa do teu pé de serra
Por toda terra
Pousando o teu canto
De boca em boca
Como quem canta
Uma notícia boa

Voa, voa, voa...

Voa Patativa
Pelo céu de déu em déu
E diz pr’uma nuvenzinha
“Bichinha, deságua,
Chega de mágoa
Nesse mundaréu”

E me faz ver um “diluve de rima”
Daí de cima
Faz chover...
Faz chover cordel.

"Canto as fulô e os abróio
Com todas coisa daqui:
Pra toda parte que eu óio
Vejo um verso se bulí.
Se as vêz andando no vale
Atrás de curá meus male
Quero repará pra serra
Assim que eu óio pra cima,
Vejo um divule de rima
Caindo inriba da terra."

Poesia Incidental.
Cante lá, que eu canto cá - Patativa do Assaré

Um comentário: