4 de jun. de 2016

Faz Sentido Plantar Árvores



Plantar uma árvore pode ter muitos significados. O nascimento de um filho, a morte de um ente querido ou companheiros do trabalho e das lutas. In memorian já plantei baobás para os meus bisavós. Pode-se plantar planejando no futuro construir uma casa ou ainda demarcar uma terra conquistada como fizeram os índios Jenipapo-Kanindé em sua reserva. 

Hoje foi dia de dar sentido ao plantio de uma árvore. Celebrar a vida, os ciclos e o aniversário de uma grande companheira de movimentos ambientais, Manjari. Como a felicidade é um sentimento difícil de mensurar, não se sabe se a felicidade maior era dela de receber o presente ou a minha de estar dedicando esse plantio. Eu, Majari e sua amiga Camila Pessoa fomos até a avenida Domingos Olimpio, centro de Fortaleza, ocupar uns berços no canteiro central com ipês-rosa. 

O ato de plantar provoca reações inesperadas nas pessoas que passam na rua. É quase recitar um poema que desconcerta o nosso juízo. Embora não seja sempre hoje foi o dia de encontrar os seres encantados. Nos ajudaram com água para a rega e até se comprometeram com essa missão. Outro trouxe uma chibanca para arrancar um pedaço de tronco. O dono do SexShop até propôs enviar uns projetos. Um homem, que conversa com soins da rua, consertou nossos cavadores e ainda deu água e frutos na sua casa onde conversamos sobre árvores. E assim celebramos a vida!

Saúde, paz, alegria, amor e felicidade. Cumaaaade!

Clique para ampliar...

3 comentários:

  1. Cumpadiiiii!!!! Que dia magico!

    Essa avenida que refloresce anualmente com ipês amarelos recebe agora para as proximas primaveras tons rosa.
    Sim, faz muito sentido plantar! Colorir a cidade quente na temperatura e fria nos afetos, essa foi a celebração mais linda de aniversario que recebo e compartilho no desejo de quem sentir essa florada que esta a caminho, desperte o que se tem de melhor.
    Viva as amizades, as arvores, a vida!
    Imensamente grata <3

    ResponderExcluir
  2. Foi um prazer imensurável participar dessa celebração, intervir com a rua, verdejar a cidade com ipês rosa. Talvez amenize aquele 0,1% das que são derrubadas aleatoriamente mas certamente o abraço que a mãe terra dá na gente é o mais gostoso de receber.
    Foi massa!

    ResponderExcluir
  3. Dizer mais o que né?! Vocês já resumiram os sentimentos desse dia. Que venham outras celebrações assim. Plantemo-nos!

    ResponderExcluir