15 de jul. de 2016

Meu Maracatu (2015)


Essa loa embalou o cortejo do Maracatu Az de Ouro em 2016 na avenida Domingos Olympio. Baseada no documentário Tapuias e Abaunas na Terra da Luz de Becca Lopes que mostra a luta dos povos indígenas e dos negros africanos no Ceará. Composta na travessia das maiores secas do Nordeste.

Meu Maracatu
Wilton Matos
Loa 2016 Maracatu Az de Ouro

Meu maracatu
Faz danças de luas no terreiro
Gira ó meu Az de Ouro
Gira no tempo o balaio
Tapuias e Abaúnas
no ventre do céu
liberdade num raio

Canta todo índio canta
Canta negro pra se libertar
Canta todo mundo canta
Feito passarinho quando quer voar

Vem no compasso da dança
e no esquadro do maracatu
Dragão do mar chegou de jangada
Chegou pela praia desse mar azul

Desce santo, desce orixá
No terreiro do meu coração
Também chegou deus tupã
Com a flecha da libertação

A seca atravessa a vida
Onde passa trinca o chão
A nossa história não termina aqui
Sem amarras esperança no trovão

Nenhum comentário:

Postar um comentário