|
Arroz e legumes |
|
Pão de queijo de legumes. |
Quando as chuvas se vão é tempo de colocar o forno solar pra funcionar. Com o Sol tinindo no céu do Ceará, e sem previsões de chuvas nenhuma por aqui, temos uma fonte inesgotável e pouquíssima aproveitada: o Sol.
Tenho um forno solar que cabem três panelas pequenas. Dá pra fazer muita comida para 3 ou 4 pessoas que comem moderadamente. Nele não se faz frituras só cozimento que é demorado, leva de 3 a 4 horas dependendo das nuvens. Por isso, quando saio de manhã muito cedo para o trabalho eu já coloco ele no lugar. Liga no automático depois que o Sol faz aquele espetáculo no céu do amanhecer. Ao voltar do trabalho, encontro a comida pronta, quentinha e saborosa. Nesse forno os alimentos não queimam, então não precisa se preocupar com o tempo.
Já testei com peixe, frango e bode e o cozimento é perfeito. Então, dá pra reduzir o uso do gás de cozinha que é caro pra ampliar o uso do Sol que é dado pela natureza.
Se quiser adquirir um é simples. Faça o seu! O José Albano é um grande divulgador, incentivador e cozinheiro de forno solar. Ele disponibilizou um manual passo-a-passo. Divirtam-se montando um e bom apetite para quando ele tiver funcionando.
Manual para Construir o Forno Solar
Nenhum comentário:
Postar um comentário