As atividades da agrofloresta vão acontecendo e os problemas vão surgindo. E na permacultura esses problemas viram soluções. Temos muita matéria orgânica disponível e difícil de triturar. Tem sido difícil vencer a trituração dessa material com facões e um triturador pequeno. Mas, nada que um, ou dois, talvez três, buraco de bananeira não resolva. Essa tecnologia também pode ser chamada de círculo de bananeiras.
Normalmente a solução dada para esse material é tacar fogo. Sabidamente, preferimos abrir um buraco no meio da agrofloresta, pra ser exato, no canteiro de cobertura, e fazer esse círculo. Futuramente plantaremos mãmão, batata e banana. Cada buraco tem 1m de profundidade e 1,4m de diâmetro. Colocamos os galhos começando pelos mais grossos por baixo e os mais finos por cima. Quando chegar o período de plantio vamos plantar até 6 bananeiras em cada círculo. Preenchemos com uma camada de folhas para segurar toda a umidade possível.
Essa abertura vai servir de entrada de água da chuva para a parte mais baixa do terreno da agrofloresta reforçando o conceito de plantar água. Crianças que somos, descobrimos que pode ser um ótimo pula-pula!
Nesse dia tivemos a integração de mais uma comunidade do CEU na Agrofloresta Caminho com a chegada da Toca de Assis. Irmã Celina veio na missão de conhecer, descobrir e se encantar com a agrofloresta. O Alfredo também chegou para fortalecer o grupo de caminheiros.
Saiba +
Círculo de Baneira
Nenhum comentário:
Postar um comentário