Enquanto o tempo se forma para cair chuva a Agrofloresta Caminho se transforma para receber água e muitas sementes. Concluímos 6 dos 10 canteiros do projeto. Combinamos de fazer o plantio do que está pronto para começar para depois preparar os demais. Material e disposição é o que não falta.
Aproveitado as chuva que Santa Luzia mandou para nós já iniciamos o plantio das bananeiras. Os profetas asseguram o calendário das chuvas da santa. Se chover no dia 13 é janeiro, no dia 14 é fevereiro e assim vai se construindo a previsão de chuvas para o próximo ano. Que assim seja!
O Sítio Brotando a Emancipação, do Crítica Radical, compartilhou as bananeiras prata para a agrofloresta. O restante tiramos das bananas curudas e casca verde que já tem no Caminho. Aprendemos o plantio da batata da bananeira. Plantado assim, atrasamos o crescimento para que a sombra chegue um pouco mais tarde e não atrapalhe as culturas e hortaliças. E a posição do plantio é importante para que no futuro o filhote que nascer de uma forma que fique mais apoiado no solo.
Sempre estamos pensando nos consórcios e nos estratos que serão ocupados no futuro. É um exercício de espaço-tempo na agrofloresta.
Sempre estamos pensando nos consórcios e nos estratos que serão ocupados no futuro. É um exercício de espaço-tempo na agrofloresta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário