13 de dez. de 2016

Roda de Conversa na Ocupação do Curso de Economia Ecológica da UFC


O assunto é agrofloresta, com uma atenção especial na agrofloresta da comunidade Caminho do CEU (Condomínio Espiritual Uirapuru). O convite passou pelo Crítica Radical, depois pelo professor Aécio Alves, chegando no aluno Arthur e finalmente na ocupação do Curso de Economia Ecológica na UFC. Há uma rede viva e invisível que precisa estar mais em evidência. Assunto para as próximas postagens.

O começo da conversa foi mostrar do que se trata uma agrofloresta, embora na roda já tivesse pessoas com formação e prática no assunto o que torna a conversa bem mais interessante. Logo passamos para os assuntos que transpassa essa ferramenta poderosa de transformação do meio ambiente e dos seres humanos.

A comunidade Caminho há dez anos atende egressos do sistema carcerário do Ceará. Suas atividades estão ligadas ao uso da terra como horta, roça e compostagem. Sua missão é acolher seres humanos na sociedade. Isso até a agrofloresta surgir como proposta dentro desse processo. Com a agrofloresta reunimos um grupo de egressos mais diversificado, assim, chegaram os egressos do capitalismo, egressos do trabalho, egressos do casamento e tantos outros. Ocorreu uma sintropia no Caminho que saiu da monocultura chegando numa agrofloresta de conhecimentos, habilidades, gerações e talentos.


Um comentário:

  1. Foi uma noite para iluminar caminhos! Espero que todos e todas participem das atividades programadas! Não estarei em Fortaleza. Aproveitem bem a troca de energias.

    ResponderExcluir