2 de ago. de 2017

Roteiro de Férias

Wilton Matos em Uruoca
Foi difícil mas tive que voltar das férias. Muitas maravilhas nessa minha terra. Por isso é tão difícil para quem bebe da nossa água partir, ainda que seja pouca ela guarda muitos sabores. Embarquei numa viagem traçada numa trama de pessoas que fazem a permacultura, agroecologia e a vida com respeito a natureza no Ceará. Estive conectado numa rede viva de fazer viver no nosso estado. Esta terra transborda de riquezas naturais e diversidade humana interligadas por afetos mantendo vivo, e muito vivo, o que tentam a todo custo dizimar de nosso planeta. 

O roteiro dessa viagem começa no IV Festival de Arte e Ecologia na comunidade de São Vicente na Meruoca. Depois tomei dois rumos que se inspiraram no movimento das águas de um rio. Sempre partindo de um pico, chapada ou serra, se entramelando pelo sertão até se encontrar com as águas do oceano Atlântico. O primeiro alto, na companhia da vivente Julia Vilela, foi o da chapada do Araripe onde nos demoramos pelas cidades de Barbalha, Crato, Nova Olinda e Altaneira. Desci para Itaiçaba para um troca de idéias férteis com a Lise Souza e desemboquei na Majorlândia para conhecer a Flor da Moringa com Felipe Andrade. Num curto intervalo passei pelo Sítio Brotando a Emancipação onde o Crítica Radical delineava o encontro "Enfim, Ares Emancipatórios. Encontro Transnacional." Depois de passar rapidamente em Sobral para buscar a minha guia de viagem, Emanuelle Rocha, chegamos ao segundo alto das férias, a serra da Meruoca. Escorremos pela Uruoca até chegar nos braços da praia do Preá no município de Cruz.

Achei essa frase de Fernando Pessoa nessas andanças. Cabe tão bem que deixo o registro. 


"Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário. Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas. Se achar que precisa voltar, volte! Se perceber que precisa seguir, siga! Se estiver tudo errado, comece novamente. Se estiver tudo certo, continue. Se sentir saudades, mate-a. Se perder um amor, não se perca! Se o achar, segure-o!"

Dividi as postagens para ficar melhor o entendimento e apreciação das paisagens. Aos poucos vou partilhando os afetos.

01 e 02/07 - IV Festival de Arte e Ecologia
07 a 18/07 - Cariri - Itaiçaba - Majorlândia





Nenhum comentário:

Postar um comentário