30 de mai. de 2016

Apolo, Meu Sapo

Apolo, (Sapo, Leptodactylus ocellatus?)
O meu jardim sempre foi habitado por anfíbios ilustres. Ganimedes (Cururu, Rhinella marina) foi quem chegou primeiro para ajudar no combate a uma praga de cigarrinha-do-campo no jardim. Era transexual, um macho com corpo de fêmea. Fez muito sucesso com as crianças do condomínio. Depois veio a Themis (Cururu, Rhinella marina), poderosa e imponente no jardim. Gorda, tremia o chão em cada salto. Eu os trago pro jardim, mas como eles vivem livres, se vão na época da chuva em busca das lagoas. Eles sentem a declividade do terreno e vão para as baixas onde as águas pluviais formam as lagoas.

Agora, heis que chega o Apolo (Sapo, Leptodactylus ocellatus) para reinar no meu jardim. Ele é um pouco tímido e não gosta tanto de carinho como os outros. Gosta de ficar na beira da bacia da aquaponia se deliciando com os insetos noturnos. É educado, nunca fala de boca cheia. Como sempre vive de boca cheia é bem caladão.

Já dei a dica pra várias pessoas. Em vez de criar gato, cachorro... Cria um cururu! É bicho independente. Toma banho sozinho, basta colocar uma bacia com água. Come todos os mosquitos que encontrar, incluindo o aedes aegypti. Nem sei como engorda com uma dieta dessas. Carência não tem mas curte um carinho na barriga. Nunca precisei levar no veterinário, nem no petshop... Passeio ele faz sozinho, e as vezes dá um pulo na casa da vizinha e se sabe logo pelos gritos. Eu aviso pra não jogar sal que eu recolho. Custo para se ter um sapo é só alegria.

O único cuidado que se deve ter é não tocar no sapo com algum ferimento na mão e nem beijá-lo como nas fábulas. Eles sempre tem alguma toxidade. E a famosa mijada no olho é mito. Ele solta um líquido mas não em forma de jato. 

Bem, quem quiser aprender a pegar no sapo deixa o contato nos comentários que podemos combinar uma vivência.
Aline Rodrigues na primeira oficina pega sapo
Ganimedes (Sapo-boi, Rhinella jimi)
Lena Iório fazendo graça com o Virgo.

11 comentários:

  1. Eu quero essa vivência de pegar no sapo! Prometo que não vou beija-lo, nem gosto de principes mesmo kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Aberta as inscrições...rs Quando formar uma turma de 5 a gente marca uma data.

    ResponderExcluir
  3. Para Manjari ka e Wilton Matos

    Vem a mosca... está no papo
    Desse ser de outras belezas:
    Nem gosto de realezas...
    Me identifico é com o sapo!

    Abraços tigelíricos!

    ResponderExcluir
  4. quero participar da oficina de pegar no sapo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incluido nome na lista. Quando completar 5 a gente marca.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Neeega! Maravilha! Com mais duas pessoas a gente marca uma oficina.

      Excluir
  6. olá Wilton! Vi hoje uma postagem do meu amigo Hugo Lucena que me levou ao teu blog, que estou curtindo muito. Vou te dar uma pequena contribuição. Apolo (que é uma rã ou jia)é um Leptodactylus vastus e Ganimedes (sapo-cururu), um Rhinella jimi. Se precisar de qq coisa com relação a répteis ou anfíbios, basta chamar. Abraço! https://www.facebook.com/daniel.c.lima.94

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, muito grato pela ajuda com a identificação. Felizmente eu não tenho facebook mas a gente vai se comunicando.

      Excluir