28 de mai. de 2016

Caracol Africano


Esse post é um ALERTA. O caracol-africano é transmissor de um verme, o Angiostrongylus cantonensis, causador de meningite; e de um parasita, o Angiostrongylus costaricensis, causador da angiostrongilose abdominal. Doenças graves. Além disso, depois que morre o caracol pode acumular água e se tornar um provável criadouro da larva do Aedes aegypti. 

Por falta de conhecimento as pessoas não veem o perigo que é manipular esse molusco. Para manipular o caracol se deve ter pelo menos sacos de plástico protegendo as mãos. O mais seguro é usar luvas.

COMBATE

"Utilize luvas descartáveis para pegar e manusear os animais. Proteja a pele e as mucosas: não coma, fume ou beba durante o manuseio do caramujo. Coloque os caramujos em dois sacos plásticos e quebre suas conchas, pisando em cima. Enterre-os em valas com pelo menos 80 cm de profundidade, longe de cisternas, poços artesianos ou do lençol freático. Aplique cal virgem sobre os caramujos quebrados (cuidado, a cal queima a pele). Feche a vala com terra Retire as luvas e lave muito bem as mãos após isso."

Fonte e mais informações...
Jardineiro.net
Caramujo Gigante Africano


Nenhum comentário:

Postar um comentário