26 de mai. de 2016

Jiboia (Boa constrictor constrictor)

Jiboia (Boa constrictor constrictor)
Na floresta os perigos e riscos estão associados mais ao medo do desconhecido que o que realmente tem lá. Alguns programas de televisão ainda ajudam a transformar esse medo em pânico o que acaba distanciando e não permitindo as pessoas terem esse tipo de experiência tranqüila com a Natureza. Quanto mais eu conheço as plantas e os animais do sítio mais eu me sinto acolhido e encantado pela floresta. Um encontro como o de hoje nos deixa muito mais vivos.  

Eu e meu pai nos perdemos um pouco da trilha. Estávamos procurando um lugar para fazer uma casa e veja o que encontramos. Uma imensa jiboia tomando banho de Sol tranquilamente. Ela tinha de 2 a 3 metros de comprimento. Pairava sobre os galhos de uma passagem difícil pra gente. Ficou tímida na hora de tirar a foto e escondeu a cabeça. Antes dela se retirar, passamos um tempo com ela nos observando e a gente encantado com aquela obra da natureza. A presença dessa jiboia no sítio mostra que o ecossistema está equilibrado. É assim queremos manter.

Eu recomendo um dia visitarem o NUROF (Núcleo Regional de Ofiologia da Universidade Federal do Ceará) e assistir uma palestra. Esclarece muitas dúvidas e mitos sobre as serpentes.

+ Informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário