24 de mai. de 2016

"Meu Quintal é Maior do que o Mundo"

Situação em 25/04/2013

Agrofloresta em 24/05/2016

Jardim pra mim é um conceito expandido. "Meu quintal é maior do que o mundo."* Onde eu puder colocar minhas sementes e mudas para transformar o cinza já chamo de canteiro. Na minha empresa havia esse terreno abandonado e resolvi adotar. Considero minha roça. Era feio, as plantas sofridas e ninguém olhava pra ele. Ocupei em 2013. Resolvi fazer de laboratório para uma experiência com agrofloresta que eu estava começando a aprender. Falei com o administrador da área e comecei. No início foi preciso de ajuda do pessoal da limpeza para retirar o entulho, resto de alvenaria. Aos poucos fui fazendo as intervenções, tipo 10 a 20 minutos por dia. Ou chegava mais cedo, ou saia mais tarde um pouco do trabalho. As vezes aparecia um jardineiro para ajudar em algo mais braçal. Montei esses canteiros com pedra, revirei a terra e coloquei adubo.

Olha só o que eu já colhi mesmo com pouco tempo pra manejar. Tirei romã, urucum, acerola, banana, quiabo-de-metro, cunhã e abacaxi. Num canto plantei medicinais como capim-santo, babosa, hortelã, corama, xambá, citronela, colônia... De árvores tem caju, angico, pau-d´arco-roxo, pau-d´arco-rosa, paineira, sabiá, jucá, mororó, oiti, pau-branco, torêm e as trepadeiras mucunã e tumbérgia. As árvores hoje estão imensas e já fazem uma boa sombra. O pau-branco florado muda meu dia. Ainda coloquei algumas ornamentais para atrair abelhas, pássaros e beija-flor.

O lugar que era invisível começou a ser observado por quem ia registra o ponto ali perto. Como eu sempre estava ali as pessoas entravam e passaram a frequentar. Já demorei um bom tempo conversando com os colegas de trabalho sobre plantas ou sobre aquele experimento no qual estavamos no centro, como tinha mudado aquele lugar. Dicas e conselhos para plantar árvores,  ervas para chás ou repelente.

E aí?! Se anima de ocupar algum terreno perto de ti. Os desertos podem estar dentro da sua casa e as sementes são as chaves para transformar tudo em oásis.

* citação de Manoel de Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário