14 de mai. de 2016

Permacultura na Ocupação da Escola Presidente Castelo Branco


Mutirão da Permacultura na Escola Castelo Branco

Ocupar?! Sim! Reivindicar e questionar sempre. É a busca da educação que temos direito. Mudá-la para melhor. Estive com alunos, ex-alunos, professores e voluntários da permacultura num dia de atividades da Ocupação da Escola Presidente Castelo Branco. Melhor seria se esse castelo fosse verde né?! Então vamos lá. Construir e resignificar a escola. 

Haviam dois espaços, um com grandes árvores e outro com horta produzindo cebolinha, pimenta, macaxeira, hortelã mas precisando de um toque de permacultura. Fiquei na horta com uma equipe. Começamos com a limpeza retirando lixo e entulhos. Com pedras portuguesas fizemos a harmonização do espaço e proteção da erva-cidreira, coqueiro, limoeiro, macaxeiras... Os círculos ornamentavam e dentro deles colocamos folhas para proteger o solo do sol, ajudar na retenção da água e facilitar a chegada de bichinhos benéficos como o tatuzinho-de jardim e minhocas que chegamos a ver. Escolhemos o melhor lugar para plantar um pau-d'arco-roxo, um oiti, um mamão e uma mudinha de majericão. 

Um dia para cuidar do jardim-horta e deixar que ele cuide da gente. Ele te oferece ervas e frutas. e também boas conversas no pé-de-jardim. Agora é só regar e adubar. Deixa que o Sol ilumine a vida. 

Ocupar sim. Sempre!

Saiba mais...
Dedo Verde na Escola

Clique para ampliar...
+ Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário