17 de jun. de 2016

Coração Brasileiro (2006)


Mais que um retrato essa música traz a presença do cerrado brasileiro aos olhos da imaginação. E quando se esteve lá na Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso, é que não se concebe a música sem o lugar e vice-versa. Cuidemos da natureza para os nossos filhos e a quinta geração! Pois, há tempos ela reclama amor e cuidado quando já não há mais tempo.

Coração Brasileiro
Wilton Matos / Alan Mendonça

Quem foi que viu arara canindé
Quem sabe dizer como é
Ema fazendo ninho

Fogo queimou cupinzeiros
Fogo cegou os olheiros
Espantou lobo guará Ah!

O coração brasileiro
Reclama amor e cuidado:
“Ô vento, apague esse fogo
Me faça esse gosto, esse agrado
Pra que meu filho amanheça
Nas asas da natureza
E conheça o meu cerrado”

Pequizeiro, um cheiro de mato
Floração no coração do cerrado
Quem fugiu das margens desse rio?

Algodão, barbatimão, joão-de-barro
Branco, campo, campeiro, descampado
E quem não fugiu do fogo a fio!

Fugiria o ipê se tivesse pé pra fugir
E levaria butiá nas veredas de buriti
E diria o cerrado todo queimado “me tira daqui
Ou apaga esse fogo que a fumaça me faz tossir”

E se morrerem os rios
E se secarem os vales
E se estiver por um fio
Num fogo que nem me fale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário