28 de jul. de 2016

Cobra Verde

Cobra verde (Philodryas olfersii)



Quando cheguei no Projeto Caminho, o seu Manuel já foi dizendo que tinha algo para eu resolver. Uma cobra verde tinha caído no tanque da água da horta e não conseguia sair. Ele não teve coragem de tirar mas também sabe que se matar ia ter que me dar alguma explicação. Tenho falado bastante na importância da preservação e no convívio com as serpentes. O Caminho fica num ambiente com muita natureza e nos cabe aprender a conviver com seus moradores.

Bem, fui lá no tanque para ver como poderia ajudar a cobra. Primeiro tirei algumas fotos para registrar esse verde que impressiona. Ela fez até pose. Senti que ela estava um pouco estressada e não aceitou o pedaço de pau como alternativa de fuga. Para não deixar ela ali com medo de alguém matar fiz a imobilização conforme aprendi na oficina de manejo de serpentes com a equipe do NUROF -UFC, Castiele que orientou o manejo correto.

A cobra verde é bem ágil. Então, é preciso bastante cuidado para não levar uma mordida. Ela possui presas no fundo da boca (epistóglifa) capaz de inocular um veneno que não apresenta riscos maiores para os humanos. Se alimenta de repteis, aves, pequenos mamíferos e anfíbios. Esta última opção do cardápio é que fez ela cair nessa armadilha do tanque.

Saiba +
Sobre a biologia da cobra verde: Philodryas olfersii


Clique para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário