6 de ago. de 2016

Baobás e Pequenos Príncipes

O Pequeno Miguilin celebrando um ano do plantio do seu Baobá. (foto: Rodolfo Silva)
São de pequenas sementes, atitudes, bebês, sorrisos, abraços, canções que se formam os grandes eventos de nossa vida. Começam assim, picototinhos. Pode partir de um Pequeno Príncipe e seguir até que os impossíveis estejam mais presentes em nossa vida. E um dia ganhei sementes de Baobá para fazer imensidões.

Enquanto o Pequeno Príncipe revira o universo para resolver o problema dos baobás no planeta B-612 aqui na Terra o movimento é inverso. Espaço é o que não falta para muitos baobás. Em 2012, ganhei do pernambucano Gilberto Vasconcelos do Bioma Urbano um fruto da árvore cheio de sementes. Comi o fruto e guardei as sementes. Recebi todas as dicas de germinação e cultivo. Agora, sempre que se há um sentido planto um baobá.  É uma árvore com tanta importância, poder e significado que não se deve plantar em vão. Ela deve marcar as celebrações, os nascimento, as memórias e as partidas.

Aqui, algumas dessas sementes que germinaram. O Miguilin, celebrou um ano de plantio com um abraço de baobá, e já fazem 4 anos do plantio. No sertão do Cedro há dois baobás nas terras de meu pai e minha tia em memória dos meus bisavós, um para Mãiôta e um para Paiôto. No sítio Brotando a Emancipação para a partida de uma companheira de luta num plantio emocionante. E o próximo a ganhar o chão será no Sítio São Pedro para a partida da minha vó Jucileide.

Na terceira encarnação eu passo por aqui para admirar as imensidões. As pequenas sementes que viraram baobás, os pequenos príncipes que se tornaram grandes reis. Para ser grande, cultivo em mim a essência de semente.



Na empresa
Sítio Paiôto - Cedro
Sítio Brotando a Emancipação


























Nenhum comentário:

Postar um comentário