Participei do 1º Congresso Internacional de Agrofloresta com o tema Agrofloresta do Futuro. O evento foi online e aconteceu no início do mês de junho desse ano. Com seus erros e acertos o evento reacendeu um desejo de reunir pessoas para estudar e principalmente praticar agrofloresta. É uma tecnologia ambiental e social com excelente capacidade de transformação com a urgência de um mundo em crise generalizada e num processo de grandes mudanças climáticas.
Pra começar lancei as sementes, dispositivos simples que desencadeiam grandes efeitos. Convidei pessoas ligadas ao tema e formamos um grupo de prática em agrofloresta. Para encontrar as soluções na agrofloresta é preciso a partilha de conhecimentos, informações, sementes, mudas, frutas, afetos... e esperança.
O encontro foi de apresentação das pessoas e das motivações para estar ali. A alimentação saudável, os agrotóxicos, as sementes naturais, a preservação e restauração do homem, da terra, o sistema capitalista e o dinheiro foram sendo problematizados nas falas de agrônomos, jardineiros, cozinheiros, agricultores e professores. Vimos o video "Da Horta à Floresta" disponível na Agenda Gotsch para inspirar nosso encontro. Depois conhecemos o espaço onde será realizada a agrofloresta e as outras atividades do Caminho.
E isso é só o começo.
Clique para ampliar...
Fotos: Wilton Matos, Hugo Thóphilo e Sandra Helena
Até início de agosto pretendo iniciar minha agrofloresta na zona norte do Estado do Ceará.
ResponderExcluirQue bom! Qual tipo de agrofloresta você vai implantar?
Excluir