Nascente do Sítio São Pedro
Uma das questões fundamentais na hora de adquirir um terreno é a soberania hídrica no local. Além de existir uma fonte de água, ter a garantia da qualidade e preservação. Eu e o pai batemos forte nessa tecla até encontrarmos o Sítio São Pedro. Tivemos o cuidado de observar inclusive o entorno para garantir a ausência de contaminantes por práticas indevidas.
Dos terrenos que vimos na Serra de Maranguape e Aratanha praticamente todas não praticavam a preservação. A captação feita de forma improvisada contamina a água com matéria orgânica e dejetos de animais nativos ou de criação. Muitas árvores exóticas e bananeiras prejudicando o afloramento da nascente.
Situação que encontramos a nascente |
Resolvemos então cuidar das nascentes do Sítio São Pedro. São cinco olhos d'água com uma boa vazão. Com a ajuda dos amigos (os véis) conseguimos implantar esse sistema de captação que inclui um filtro de pedra, tubulação para água de serviço, um dreno de limpeza e um extravasor (ver videos). Além de dar qualidade para a água permite a continuidade do fluxo de água da nascente.
O que ainda falta é a substituição da vegetação exótica e das bananeiras plantando as nativas como o angico, pajeú, cedro e outras espécies da região.
Água é vida! E nesses tempos de seca é prioridade maior.
Clique para ampliar
Video que mostra todo o processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário