17 de mai. de 2017

Vivente - Telma Eugênio



Este ano resolvi transformar o meu jardim em rota para viajantes que buscam contato com a permacultura urbana, rural e social. O jardim cumpre a função de atrair as pessoas e que logo descobrem que é apenas um portal para uma rede de iniciativas em Fortaleza que cuidam do mundo. Ao mesmo tempo, eu não tinha noção que ele iria trazer para o meu redor seres tão encantados. 

A Telma Eugênio é a quarta pessoa que veio aqui no meu jardim pra passar duas semanas no mês de maio. Mineira de Belo Horizonte, largou o emprego no Rio de Janeiro para pesquisar as experiências de economia local que existem no mundo. Fortaleza é seu primeiro destino dessa viagem documentada no www.meupequenolocal.com.br. A priori, eu não imaginei o quanto essa moça, até um pouco contida nos primeiros dias, iria proporcionar de mudanças e intensidades nessa vivência. A mudança mais significativa e que reflete em toda a experiência é que ela deixa de ser chamada de voluntária para se tornar uma "vivente". A vida ganhou valores importantes nas dimensões da gastronomia, cosméticos, fotografia, relações humanas, urbanas e rurais, também no cinema, música e poesia. Assim, "vivente" é o que melhor expressa a profundidade da experiência.

Tratamos de organizar as atividades das duas semanas numa agenda colorida tentando conciliar as atividades no jardim, no sítio, oficinas, cursos, visitas com a escala do meu trabalho. No jardim as atividades na primeira semana foram intensas para preparar tudo para a oficina Ao Meu Redor. Foram quatro idas ao Sítio São Pedro ajudando na agrofloresta compensado com os banhos de riacho. Visitamos a Dona Marlene, responsável por implantar as farmácias vivas em Maracanaú; Doze Tribos, comunidade espiritual que tem uma produção de alimentos orgânicos; Viva Gente, projeto do Governo do Ceará que fornece cursos e mudas de plantas medicinais; Banco Palmas, banco comunitário de moeda social no Conjunto Palmeiras e o projeto Caminho que acolhe egressos dos presídios com atividades da permacultura. Na gastronomia, além de conhecer o Majir, experimentamos várias receitas como o pão-de-quê, receita da vivente Julia Vilela, lasanha de legumes, pão-de-queijo-de-legumes na frigideira, sopa de jerimum, arroz com milho e jerimum...  e a taioba. hummm...rs. Oficinas teve de cosméticos naturais e de fotografia, um ensinado para o outro. Ainda iniciamos um processo de composição musical e organizamos, junto com a Julia Vilela, um sarau inesquecível no meu jardim com amigos.

Certamente não coube todas as percepções. Os diálogos, reflexões e afetos diários não caberiam nesse texto limitado. Pode parecer difícil acreditar, mas toda essa intensidades de atividades facilitou o meu cotidiano, seja nas atividades do jardim, na preparação dos alimentos saudáveis, no apoio para realizar oficinas. Descobri minha cidade com novos olhares, ganhei uma excelente companhia com a possibilidade de refletir e compreender melhor a humanidade.

Que assim sempre seja essa vivência!







12 de mai. de 2017

Visita do Curso de Economia Ecológica da UFC


Estudantes do curso de graduação em Economia Ecológica da UFC visitaram o projeto Tempo de Ser Caminheiro, em especial a área da agrofloresta. Iniciamos com uma ótima conversa sobre o que é a Economia Ecológica e o que é o projeto Caminho que atende egressos do sistema penitenciário. Buscamos nessa conversa relacionar a visão acadêmica com as atividades práticas da sociedade. 

Uma agrofloresta é repleta de dimensões. Nesse dia focamos na relação dela com a recuperação de áreas degradadas, o fato dessa atividade rural estar em Fortaleza num ambiente intensamente urbanizado e como ferramenta de ressocialização. Extremamente fértil e participativo o encontro se desdobrou em muitas questões, anotações e interações. Estavam presentes os professores Aécio Oliveira, Rafael Costa da UFC, os caminheiros Wilton Matos, Elza, Marilac e Hermano Custódio, as viajantes Telma Eugênia (fotos) e Júlia Vilela, e um grupo de cerca de 40 estudantes. 

9 de mai. de 2017

Tempo de Ser Caminheiro


O ato de caminhar é algo que diz muito desse projeto. Podemos passar por belos lugares, encontrar pessoas encantadas... Nem sempre o caminho é fácil de lidar com os obstáculos a frente. Tantas vezes intransponíveis. Uma coisa é certa no Caminho: nunca estamos sozinhos. Cada passo é dado de mãos entrelaçadas pelas veias do coração.  Assim nos guiamos nesse caminhar. Estamos de volta aos encontros semanais. 

Estamos recebendo os novos caminheiros numa nova estrutura. O Caminho de Formação para a Vida é um profundo estudo de como podemos ser melhores. Esse projeto lançado por Lise Souza e transformado pelos voluntários caminheiros desenvolve os eixos de identidade, sociabilidade, espiritualidade e projeto de vida dos caminheiros. Abordando as dimensões da educação, saúde, família, trabalho, justiça e meio ambiente. A ideia é trilhar esse caminho e dar passos nessas dimensões. Embora eu esteja mais ligado ao meio ambiente, compreendemos que o ser humano é completo a todo momento. 

Nesse primeiro dia, demos uma volta para conhecer todo o conjunto de ferramentas permaculturais do Caminho. Estavam os caminheiros Fábio, Adriano, Elza e eu para ver o roçado, a horta, a usina de compostagem, compostagem, minhocário e claro a agrofloresta. Nos visitando estava a Telma Eugênio, caminheira, viajante e vivente do mundo que está passando por Fortaleza pesquisando economias locais. 

Vou confessar que estava morrendo de saudades de tod@s mas o dindin de coco... tava fazendo uma falta.


7 de mai. de 2017

Oficina "Ao Meu Redor"


INSCRIÇÕES ENCERRADAS
PRÓXIMA OFICINA: 18/06

Como transformar sua moradia num centro experimental de produção de alimentos? Como aproveitar os resíduos orgânicos e transformá-los em comida? Que animais podem ajudar nessas atividades? É preciso de muito espaço para ter uma horta? Como dar os primeiros passos para dar mais vida a sua moradia? Quem poderá me ajudar?

Essas são algumas das questões que vamos abordar na oficina Ao Meu Redor. A moradia pode ser um centro de pesquisa e experiências para tornar a vida mais saudável e saborosa. O Jardim Wilton Matos vai acolher pessoas com interesse, vontade e principalmente atitude para transformar o mundo começando com o que está ao seu redor.

Inscreva-se! Indique!

Programação - DIA 07/05 - DOMINGO
8h       - Café da manhã orgânico e apresentação
8h30   - Passeio pelo Jardim
10h     - Ao meu redor
10h30 - Planos mirabolantes
11h     - Foto de encerramento

Inscrição
10 Vagas Disponíveis
R$ 30 por pessoa

Enviar mensagem para wiltonmatosfortaleza@gmail.com com as seguintes informações:
Assunto: Inscrição Oficina Ao Meu Redor
Nome Completo:
Telefone:

Você receberá um email informando a forma de pagamento.

Fotos
Jardim Wilton Matos. Clique AQUI
Oficina de Fevereiro. Clique AQUI
Oficina de Março. Clique AQUI
Oficina de Abril. Clique AQUI

Publicação da Telma - Projeto Meu Pequeno Local